6FEV: Filme e debate: O Plano (2018)

Sinopse: Há 40 anos, um grupo de engenheiros qualificados enfrentavam a crise, austeridade e ameaça de encerramento da fábrica onde trabalhavam. Responderam com um plano radical, desenhando vários produtos socialmente úteis, sustentáveis e pró-ambientais em alternativa ao armamento militar que a fábrica produzia. Este filme atreve-se a perguntar como poderia ser hoje em dia a nossa vida, se o Plano dos trabalhadores da Lucas não tivesse sido obstruído.

O filme “O Plano” conta a história da luta dos trabalhadores da Lucas que produziram um plano de transição e auto-gestão para a fábrica em que trabalhavam: um plano que visaria a alteração da produção de componentes de aviões para turbinas eólicas, questionando a forma em que o trabalho estava organizado e para que servia esta produção.

Hoje, com a crise climática, nós também precisamos dum plano nosso para uma transição energética justa. Depois do filme (versão curta de duração 30 minutos), vamos discutir que políticas seriam necessárias em Portugal para evitarmos o caos climático.

Este evento destina-se a pessoas ligadas aos movimentos sindicais, a comissões de trabalhadores, a movimentos de organização de trabalhadores, a Investigadores e aos demais interessados nas questões laborais e sua correlação com as questões ambientais.

Venha debater connosco!

Participe e contribua para a respectiva divulgação junto dos demais interessados!

6 de Fevereiro, quinta-feira

16h00 – 18h00

Base-FUT (Rua Maria 15, Anjos, Lisboa)