“Conhecemos este guião”: Naomi Klein avisa sobre o ‘Capitalismo de Coronavírus’ num novo video a detalhar a batalha que vamos enfrentar.

“Sabemos qual é o plano do Trump: doutrina de choque pandémico… Mas o final da história ainda não foi escrito”


Esta notícia, pela Jessica Corbett, publicada no Common Dreams a dia 17 de Março de 2020 introduz um vídeo editado por The Intercept em que Naomi Klein reflecte sobre o capitalismo e o novo coronavírus.


Num novo vídeo do The Intercept, a autora e activista Naomi Klein explica como é que a administração Trump e outros governos pelo mundo fora estão a “explorar” o surto de coronavírus “para resgatar, sem contrapartidas, companhias e para fazer retracções de regulamentos” e incentiva as pessoas da classe trabalhadora por todo o mundo a resistir a essas tentativas e a exigir o verdadeiro apoio dos líderes políticos durante a crise vigente.

Klein, autora do livro de 2007 A Doutrina do Choque – A Ascensão do Capitalismo do Desastre, nota que Donald Trump, o presidente dos Estados Unidos da América, levou para a frente um corte nos impostos sobre os salários que pode levar a segurança social à bancarrota; prometeu ajuda a grandes poluidores como companhias aéreas, de cruzeiros e empresas de combustíveis fósseis que estão na proa da disrupção climática; e que se encontrou com executivos de empresas de saúde privadas — que nas palavras de Klein, “são os mesmos que garantiram que tantos Americanos não conseguem pagar pelos cuidados que necessitam.”

“Olhem, nós conhecemos este guião. Em 2008, a última vez que tivemos um colapso global dos mercados financeiros, o mesmo tipo de más ideias sobre resgates às empresas sem contrapartidas acompanharam o nosso dia-a-dia, com pessoas normais por todo o mundo a pagar o preço,” diz Klein. “Sabemos qual é o plano de Trump: uma doutrina de choque pandémico com todo o tipo de ideias perigosas a circundá-la, desde a privatização da segurança social, ao encerramento de fronteiras e à detenção de ainda mais migrantes. Irra, ele pode mesmo tentar cancelar as eleições. Mas o final desta história ainda não está escrito.”

“Em vez de resgatar as empresas poluentes do último século, deveríamos estar a apoiar as empresas limpas que nos levarão à segurança neste século,” diz Klein, apontando para o Green New Deal. “Se há uma coisa que a história nos ensinou é que os momentos de choque são profundamente voláteis. Ou perdemos bastante terreno, capturado pelas elites, e pagamos o preço durante décadas, ou ganhamos vitórias progressistas que pareciam impossíveis semanas antes. Não podemos perder a coragem.”

Klein também discutiu a pandemia de COVID-19 no episódio de terça do podcast Intercepted, um podcast cujo anfitrião é o co-fundador do The Intercept, Jeremy Scahill.