Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Solidariedade e Segurança Social apoia a campanha Empregos para o Clima

A Direção do STSSSS publicou hoje uma declaração de apoio à campanha Empregos para o Clima.


O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Solidariedade e Segurança Social, no seguimento da sua preocupação com as inequívocas alterações climáticas e consciente da necessidade de uma rápida transição energética, vem declarar o seu apoio à Campanha “Empregos Para o Clima”, como forma de garantir que esta transição protege os trabalhadores, criando dezenas de milhar de postos de trabalho dignos, com condições justas, que respeitam as regras de proteção do ambiente, higiene, saúde e segurança do trabalho, e de iniciativa pública, criados numa ótica de serviço público e para o combate direto às alterações climática.

Para além dos empregos novos criados para cortar as emissões, devem ser criados os empregos adicionais necessários para substituir todos os postos de trabalho eliminados por esta transição, que terá de ser feita de forma progressiva, mas sem perder tempo. A estas pessoas deve também ser dada prioridade na requalificação e recolocação, para evitar ruturas pessoais e familiares.

O sector que representamos será de grande mais valia nesta transição e como tal consideramos não ser menos que nossa obrigação, o nosso empenho nesta Campanha.

A Direção