A campanha dos Empregos para o Clima esteve presente e fez parte da organização da Conferência Global de Empregos para o Clima, que aconteceu este ano em Amesterdão, na Holanda.
Mais de 100 activistas pela justiça climática, membros e representantes de sindicatos, organizadores laborais, investigadores e académicos, de cerca de 15 países e 4 continentes, reuniram-se em Amesterdão para 3 dias de conferência.
Durante a conferência, realizámos discussões abertas e francas sobre políticas radicalmente justas, sobre organização da classe trabalhadora, sobre a construção de alianças entre os movimentos climático, laboral e outros movimentos sociais, e sobre um caminho comum na construção do poder social para travar a crise climáticas.
Esta foi uma conferência organizada e construída por voluntários, no espírito de camaradagem, solidariedade e militância que procuramos replicar nas nossas organizações e movimento.
As discussões durante a conferência foram centradas em 3 pilares de questões:
Programa: Qual é a agenda progressista e as propostas políticas para enfrentar as múltiplas crises sociais e climática? Qual é o programa político compatível com a ciência climática e orientado para a justiça social?
Estratégia: O que é que estas propostas políticas significam estrategicamente para os nossos movimentos e organizações? Qual é o plano da esquerda para o poder? O que é que as diferentes organizações precisam umas das outras para construir alianças fortes? Como é que nos vamos organizar para ganhar?
Narrativa: Como é que vamos comunicar a nossa agenda? Como é que mostramos às pessoas aquilo por que estamos a lutar? Como podemos obter um apoio alargado para as nossas propostas?
Podes encontrar as gravações de todos os painéis e uma seleção de sessões de trabalho aqui: https://www.youtube.com/@ReelNews/streams
No último dia foram organizadas 4 sessões de implementação sobre as seguinte temáticas:
- Greves comuns e coordenadas internacionalmente entre trabalhadores do setor dos transportes públicos e movimento por Justiça Climática, e Greves Políticas Sindicais;
- Ações organizadas ao longo da cadeia de abastecimento;
- Ações e organização sindical e climática ao redor da COP30 no Brasil;
- Lançamento da campanha de Empregos para o Clima na Holanda.
Podes encontrar mais informações sobre a estrutura e conteúdo do programa da conferência, assim como sobre os oradores e outras informações podem ser encontradas aqui: https://www.globalclimatejobs.org/conference-2023/
Neste link podes ter acesso ao wrap-up da conferência: https://www.globalclimatejobs.org/wrap-up-2023-global-climate-jobs-conference-amsterdam-6-8th-october/
Dia 18 de Novembro junta-te a nós em Sines, para o Encontro Transição Justa, organizado pelo Grupo de Trabalho Transição Justa para Sines e Alentejo Litoral da campanha Empregos para o Clima.