A campanha oferece três módulos de formações de base, com duração entre 1 hora a 3 horas. Estas formações servem como introdução aos conceitos-chave da Transição Justa e Empregos para o Clima.
Para além destes módulos, podemos construir formações especializadas na base de pedidos:
O Plano das Pessoas: Empregos para o Clima
Baseado nos dados do relatório da campanha, esta formação introdutória apresenta como cortar as emissões de Portugal duma forma compatível com a ciência climática e justiça social. Em poucas palavras: mais de 200 mil empregos dignos podem cortar as emissões de Portugal em 85% até 2030. Esta formação explica cada palavra desta frase.
Conteúdo: princípios dos Empregos para o Clima, emissões de Portugal, empregos necessários por setor, resultados do relatório Empregos para o Clima, financiamento dos Empregos para o Clima
Transição Justa
Esta formação explora o conceito de Transição Justa, introduzida pelo movimento sindical e incluída no prêambulo do Acordo de Paris.
Conteúdo: definição da Transição Justa, Transição Justa como ponte entre movimento laboral e movimento climático, os direitos dos trabalhadores no contexto de descarbonização, o papel da campanha Empregos para o Clima na Transição Justa, transição energética vs. expansão energética, ponto de situação em Portugal
Democracia Energética
Esta formação apresenta a visão da campanha para um futuro justo e sustentável, que passa pela democratização do setor energético. A Democracia Energética significa um setor energético 100% renovável, sob controlo público e gerido pelas comunidades.
Conteúdo: a definição da Democracia Energética, possíveis formas de democratização (nacionalização, municipalização, criação de novas empresas públicas) em vários setores, o papel dos Empregos para o Clima na Democracia Energética,
Formações especializadas
A campanha produziu conhecimento autêntico baseado em justiça social e climática, desde o seu lançamento em 2016. Esse conhecimento está disponível e pode ser organizado por temas específicos de acordo com as necessidades dos grupos e das organizações.
Estas formações podem demorar entre 20 minutos (por exemplo, inserido numa reunião interna) e 3 horas (por exemplo uma oficina inteira), de acordo com o contexto. Alguns temas são:
- Neutralidade Carbónica e Políticas Climáticas,
- Energia,
- Transportes e Mobilidade,
- Edifícios,
- Indústria,
- Agricultura,
- Resíduos e Economia Circular,
- Floresta,
- Financiamento Público e Transição Energética,
- Transição Justa em Sines,
- Hidrogénio,
- Trabalho de Cuidado na Transição Energética,
- 10 Medidas para Vencer, e
- Envolvimento dos Sindicatos na Transição Justa.
Para marcar uma formação, podes simplesmente enviar-nos um email ou preencher o formulário na página Contacta-nos.