
Para vencer esta causa, precisamos de um largo espetro de mobilizações, desde concentrações, petições, campanhas nas redes sociais, até greves, vigílias e ocupações do espaço público.
É importante lembrar que as maiores vitórias na história da justiça social se fizeram desta forma: sejam as lutas pelo fim da escravatura, pelos direitos laborais, pelos direitos das mulheres, pela igualdade racial ou os direitos civis. Em Portugal, estão especialmente presentes na memória coletiva as lutas pelo fim da monarquia e do fascismo, e as conquistas de direitos para quem trabalha. O tipo de mobilização capaz de criar 200 mil empregos para o clima em Portugal está claramente ao nosso alcance se trabalhadores e ambientalistas agirem em conjunto.
Claro que não mudamos o mundo inteiro ao fazer uma transição justa em Portugal. O país é pequeno e o planeta é grande. Mas podemos fazer uma diferença determinante. Se conseguirmos esta vitória em Portugal, será um sinal forte e impulsionador para os ativistas nos outros países. Em todo o mundo, as pessoas saberão o que fazer. E fá-lo-ão. E isso pode mudar o futuro do planeta.
Junta-te à campanha.
Estás num grupo de intervenção social, ambiental, climática ou laboral?
Podes falar sobre a transição justa na tua organização e desafiá-la a aderir a campanha. Organizações apoiantes são o principal pilar de apoio das campanha. Podes também convidar-nos para uma reunião de apresentação.
Para aderir à campanha como organização, clica aqui.
Para marcar uma reunião de apresentação da campanha, contacta-nos aqui.
É também possível participares nas atividades da campanha a título individual.
Grupos de Trabalho
Podes envolver diretamente nas atividades da campanha.
Na campanha temos vários grupos de trabalho temáticos. Estes são autónomos e têm os seus próprios planos de atividade. Abaixo tens a lista dos grupos de trabalho que estão ativos:
Apoio às atividades da campanha
Podes também só ajudar com algumas tarefas criativas ou de manutenção. Somos todos voluntários na campanha e qualquer ajuda é sempre bem-vinda.
Essas tarefas são:
- Gestão das redes sociais
- Design gráfico
- Traduções
Preenche no formulário todas as àreas onde te gostarias de envolver.
A campanha Empregos para o Clima depende sobretudo do trabalho e empenho de voluntárias/os e das várias organizações que apoiam a campanha. Os donativos que recebemos são usados para materiais de divulgação (trabalho gráfico e impressões), materiais para protestos (para faixas, pancartas, etc.), o domínio e alojamento do site. Podes apoiar a campanha por um donativo, aqui.
