Em Agosto, tivemos o prazer de participar no encontro Nuestro Futuro, Nuestra Energia (https://nuestrofuturo-nuestraenergia.org/). Este foi um encontro organizado por uma uma articulação de organizações mexicanas para criar um espaço de análise e articulação que procura abrir e democratizar o debate público sobre a energia e as suas utilizações no México.
No dia 23 de Agosto, participámos na cidade do México num debate entitulado “Quais serão os empregos para a transição energética?”. Este debate tomou lugar no Auditório pertencente ao Sindicato Mexicano de Eletricistas (SME), e contou com a presença de: Moisés Barón (Unión Sindical Obrera – Colombia), Elsa Bernal (Red de Mujeres en Energía Renovable y Eficiencia Energética – México), Humberto Montes de Oca (SME – México), Sandra Rátiva Gaona, (Onergía -México), Martín Esparza Flores (SME) e Leonor Canadas (Global Climate Jobs – Portugal).
A sessão, que contou com a presença de dezenas de trabalhadores, apresentou as seguintes questões-chave aos painelistas: como é que nós, trabalhadores, nos devemos organizar para enfrentar estes cenários? Como é que podemos retomar as discussões sociais sobre a qualidade do trabalho? Como é que podemos defender os bens e serviços públicos contra o discurso privatizador? Como é que podemos incorporar as perspectivas ambientais que são hoje indispensáveis nas discussões sobre os direitos laborais?
A seguir ao debate participamos, ainda no edifício do SME, em atividades de discussão aberta e partilha entre ativistas climáticos, defensores de território e membros do sindicato sobre próximos passos, desafios e pontos-chave na criação de alianças entre os movimentos.