Dia 31 de março, quinta-feira, às 18h
ISEG: Rua do Quelhas 6, 1200-781 Lisboa (Anfiteatro 3)
Para evitar alterações climáticas irreversíveis e catastróficas temos de parar de emitir gases de efeito de estufa (GEE) urgentemente. Mais concretamente, em 15 anos, teremos de reduzir as emissões de GEE para mais de metade globalmente, e em dois terços em Portugal. Isto vai implicar uma transformação radical na forma como as nossas sociedades funcionam.
Em termos nacionais, o sector dos transportes perfaz cerca de um quarto das emissões de GEE. Desde o aumento da utilização dos transportes individuais até ao desmantelamento e privatizações das ferrovias, a questão dos transportes públicos é essencial para a justiça climática.
O sector dos transportes requer grande investimento e controlo por parte do Estado. Só assim, poderão tornar-se eficientes, massificados e acessíveis, garantindo simultaneamente um planeta justo e habitável.
Nesta mesa redonda, abordaremos a situação atual do sector dos transportes em Portugal, as suas ligações à sustentabilidade, e propostas de políticas relativas a estas questões por parte da sociedade civil.
Com a participação de:
- Manuel Coelho, Investigador SOCIUS
- João Vieira, Presidente da Federação Europeia para os Transportes e Ambiente (T&E)
- José Manuel Oliveira, coordenador nacional da FECTRANS (Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações)
- João Camargo, Climáximo
Moderação: Sofia Bento, SOCIUS
O evento no Facebook, aqui.