Temos menos de uma década para lançar uma transição energética justa e rápida. Para o conseguirmos, é preciso que trabalhadores e organizações sindicais e laborais lutem ao mesmo tempo pela justiça social e climática. E isto requer um melhor diálogo e alianças mais fortes entre organizações de trabalhadores e grupos de justiça climática. No eixo “O Trabalho na Era das Alterações Climáticas”, iremos ouvir falar de exemplos concretos de alianças e estratégias de convergência entre sindicatos e grupos ambientalistas, assim como refletir sobre como alcançar uma transição justa no Sul Global, e que aspeto esta deverá tomar. Os oradores destes painéis incluem sindicalistas e ativistas de nove nacionalidades e cinco continentes.
IV Encontros Internacionais Ecossocialistas
23-25 de novembro de 2018
Lisboa, Portugal
Mais informação e inscrições: www.alterecosoc.org
As campanhas de empregos climáticos estão a mostrar o caminho para uma transição energética justa, abordando a crise climática com uma perspectiva de serviço público. Fornecendo bases comuns para organizações de trabalhadores e organizações de justiça climática para trabalhar em conjunto, as campanhas também fornecem uma oportunidade real para vencer a transição justa. Nesta sessão, vamos discutir a situação actual em vários países onde a campanha está activa (incluindo Portugal).
24 de novembro, sábado, 14h00
Oradores
Ana Mourão (Climáximo, Portugal)
Ana é PhD em Antropologia e está envolvida no activismo climático com o Climáximo desde 2015. É uma das fundadoras da campanha Empregos pelo Clima em Portugal e co-editora do relatório “100 000 Empregos para o Clima” (2017). Ela também faz parte da Sambacção Lisboa – Ritmos de Resistência, desde 2014.
Sean Sweeney (Sindicatos pela Democracia Energética, US)
Sean Sweeney é director do Programa Internacional sobre Trabalho, Clima e Meio Ambiente do Instituto Murphy, da Universidade da Cidade de Nova York. Ele também coordena os Sindicatos para a Democracia Energética (TUED), uma rede global de 42 sindicatos de 16 países. A TUED defende o controle democrático e a propriedade social dos recursos energéticos, infraestrutura e opções.
Andreas Ytterstad (Ponte para o Futuro, Noruega)
Andreas Ytterstad é presidente da Concerned Scientists Norway. Ele foi autor do primeiro folheto norueguês de Empregos para o Clima, e uma das principais figuras da Conferência anual e Aliança Pontes para o Futuro na Noruega. Em 2018, ele também foi o apresentador de uma série de televisão em 4 partes, transmitida no Canal de Conhecimento público, com base nas Conferências das Pontes para o Futuro. Link para o primeiro programa sobre empregos climáticos aqui.
Moderator: Danilo Moreira (Sindicato dos Trabalhadores de Call Center, Portugal)