Relatório “Por uma Transição Justa em Sines” lançado no Acampamento 1.5

Relatório “Por uma Transição Justa em Sines” lançado no Acampamento 1.5

Em Janeiro de 2022 a campanha Empregos para o Clima decidiu desenvolver um estudo de caso sobre como podia ser uma transição justa em Sines. Com este projecto, analisámos vários temas relacionados com a transição energética, direitos laborais e justiça social, que resultaram em 10 artigos originais e 3 relatórios traduzidos. Organizámos também algumas discussões para apresentar os nossos resultados iniciais, com o objectivo de incorporar o conhecimento das pessoas afectadas.

No dia 8 de Julho, no plenário do Acampamento 1.5 em Melides, tivemos a oportunidade de apresentar o relatório às activistas pela justiça climática.

Os resultados principais deste estudo são:

  • O que estamos a observar neste momento (no mundo e em Portugal) é uma expansão energética e não uma transição.
  • Os investimentos “verdes” não estão ligados a qualquer plano de encerramento faseado, nem em termos de capacidade produtiva de energia nem em termos de contratação dos trabalhadores das infraestruturas por encerrar.
  • Sines é e vai continua a estar no centro das discussões sobre políticas climáticas.
  • Precisamos dum plano de transição justa para Sines, guiada pela ciência climática, dirigida para a justiça social e liderada pelos trabalhadores e pelas comunidades. Podemos reivindicar isto em vários níveis: nas empresas, na região, a nível nacional e também a nível europeu.

Este estudo está e continuará disponível online, aqui: www.empregos-clima.pt/estudo-sines

O documento impresso está ser distribuído sem preço alocado, só com informação sobre os custos no caso de donativos. Se quiseres ajudar às atividades da campanha como este relatório, podes fazer um donativo aqui.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.